evento online

O evento online parece uma coisa super futurista, mas na verdade ele existe desde 1993, quando a primeira transmissão ao vivo do mundo nos trouxe imagens de webcams de uma cafeteira. Esse streaming gerou milhões de visualizações.

Mas as atualizações de tecnologia e mídia social abriram as portas para novas maneiras de se conectar no mundo virtual, gerando mais oportunidades para os produtores de eventos, ainda mais em tempos de coronavírus.

Em 2018, por exemplo, a transmissão ao vivo do Coachella no YouTube levou a performance da Beyoncé a mais de 41 milhões de pessoas em mais de 232 países, muito mais do que as centenas de milhares de pessoas presentes.

Se você já tem uma ideia de evento online em mente ou está procurando inspirações, este artigo pode te ajudar!

O que é um evento online? 

Um evento virtual é qualquer encontro organizado virtualmente e não em um local físico. Esses eventos podem variar de lives de perguntas e respostas a conferências gigantes com milhares de participantes.

Aqui está um resumo dos diferentes tipos de eventos online que sua empresa pode realizar.

Tutoriais e aulas 

Tem um produto ou serviço que precisa de explicações? Um tutorial é uma boa maneira de fornecer dicas e instruções.

Esse tipo de evento pode ser usado para lançar um novo produto, responder a perguntas frequentes ou revelar diferentes formas de uso. Você pode também oferecer uma aula completa sobre algum assunto especializado. Por exemplo, instrutores de ioga podem fazer exercícios ao vivo ou chefs podem compartilhar aulas de culinária, etc. 

Treinamento e cursos 

Para tópicos mais complexos, webinars, workshops e cursos podem ser mais adequados. Esse formato pode oferecer uma discussão mais profunda em torno de temas, ferramentas e muito mais.

Tour pelos bastidores

Dê aos seus seguidores uma espiada nos bastidores. Lugares como museus, galerias, teatros, aeroportos e até parques nacionais podem oferecer aos visitantes um tour real de como é visitar ou trabalhar em algum lugar.

Entrevistas e Paineis 

Convide os especialistas da sua empresa para compartilhar seus conhecimentos em uma sessão de perguntas e respostas ao vivo ou convide palestrantes ou artistas para dar uma palestra ou apresentação.

Conferências e shows 

Mesmo um evento de grande porte pode ser um evento online. Esses eventos foram criados para que pessoas distantes que não puderam comparecer presencialmente, ainda possam fazer parte. Existem muitas conferências totalmente online, com redes e reuniões integradas também.

Como hospedar um evento online? 

Existem várias maneiras de hospedar um evento online. Aqui está um resumo dos diferentes formatos, além de algumas das melhores plataformas de eventos virtuais que você pode usar.

Twitter ao vivo 

Inicie uma discussão online no Twitter, twittando um evento ao vivo, fazendo uma pergunta. Use uma hashtag para ajudar as pessoas a encontrar e acompanhar a conversa.

Outras ferramentas de discussão online incluem:

Discord: bate-papo por voz e texto gratuito usado principalmente pelos gamers.

Reddit: Um fórum de discussão popular.

Slack: uma plataforma de mensagens instantâneas ideal para bate-papos.

Stories 

Os stories são uma ótima plataforma para compartilhar vídeos e recursos visuais de tutoriais, entrevistas e muito mais. Adicione filtros, efeitos especiais e adesivos para tirar dúvidas, realizar pesquisas, reunir uma rede de influenciadores e muito mais. No Instagram, você pode adicioná-los como um destaque para assistir depois.

Você pode utilizar:

Webinars

Um webinar típico é uma apresentação online realizada em tempo real. Mas, eles também podem ser compartilhados e visualizados posteriormente. Na maioria das vezes, um apresentador compartilha sua tela e mostra slides ou demonstrações, enquanto narra. Os participantes podem fazer perguntas por voz ou por meio de um feed de bate-papo, se a plataforma e o apresentador permitirem.

As plataformas para webinar incluem:

6connex: disponível em qualquer navegador ou dispositivo, sem necessidade de download. Os recursos incluem registro flexível, integração de mídia social e análise em tempo real.

Crowdcast: pode ser associado através de uma única URL. As ferramentas incluem formulários de registro, análises, replays e muito mais.

Demio: Permite webinars pré-gravados ou ao vivo – ou uma mistura de ambos. Inclui bate-papo privado, pesquisas interativas, botões de apelo à ação e outros recursos.

Livestorm: os seminários online sob demanda da Livestorm incluem integrações com o Google Analytics, Slack e várias ferramentas de envolvimento.

WebinarNinja: Não é necessário fazer o download de software para esta plataforma, que oferece eventos gratuitos e pagos, mais de 1.000 integrações de aplicativos e até rastreamento de anúncios no Facebook Pixel.

Zoom: pode ter um host, bate-papo em grupo e até oferece salas de reunião. Os planos abrangem de 100 a 10.000 participantes somente para visualização.

Live no YouTube: uma opção fácil e gratuita para transmitir webinars ao vivo.

Dicas Para Realizar Evento Online 

1- Crie um plano

Seja um evento online grande ou pequeno todo evento deve ter uma estratégia. Comece com um objetivo e um conceito-chave. Quanto mais cedo você conseguir o planejamento, melhor.

Antes de hospedar um evento virtual, responda às seguintes perguntas:

  1. Que tipo de experiência você espera oferecer?
  2. O evento será ao vivo, sob demanda ou ambos?
  3. Onde eu quero que o conteúdo seja visto?
  4. O acesso será fechado ou gratuito?
  5. Qual é a melhor hora para o evento?
  6. Você precisará de registro de evento?
  7. Como você promoverá o evento?
  8. Você planeja trabalhar com um patrocinador ou outro parceiro?
  9. As pessoas ainda terão acesso ao evento depois que ele terminar?
  10. Quais KPIs e dados você planeja rastrear?

2- Escolha a hora certa 

Escolher a data e a hora certas para o seu evento é importante, independentemente do tamanho ou da plataforma. Verifique se não há eventos ou feriados concorrentes que possam interferir na participação.

Leve em consideração os fusos horários também. Se você planeja fazer um evento global, escolha um horário que funcione para o maior número possível de seguidores e participantes. Se isso não parecer possível, verifique se o conteúdo estará disponível depois para aqueles que não conseguiram ver ao vivo. Também pode valer a pena planejar várias sessões de rede e diferentes eventos virtuais para diferentes fusos horários.

3- Promova o evento 

Aproveite as ferramentas de mídia social disponíveis. Crie uma contagem regressiva de eventos no Stories do Instagram. Crie um evento no Facebook com todas as informações necessárias. Você pode também vender ingresso online, caso decida realizar um evento pago. 

Os participantes geralmente atuam como influenciadores – portanto, forneça a eles os detalhes necessários para se tornarem embaixadores do evento. Sempre inclua quem, o que, onde e como acontecerá. Isso significa que nenhum marketing de evento online deve ficar sem um link. Seja um link para o formulário de inscrição ou o seu perfil do Instagram, mostre às pessoas para onde elas precisam ir.

Não se esqueça de compartilhar uma hashtag de evento. Isso ajudará as pessoas a promover o evento.

Leia nosso artigo com 10 dicas de materiais para divulgação de eventos.

4- Prepare-se para problemas técnicos 

Antes de começar, teste sua conexão com a Internet – e faça o mesmo com microfone e alto-falantes. Prepare backups de recursos visuais e apresentações para o caso de um arquivo ficar instável ou distorcido. Se possível, ensaie. Quanto mais cedo você identificar problemas, mais cedo poderá identificar soluções.

Lembre-se de que nem todos os seus convidados são especialistas em tecnologia. Antecipe os problemas que as pessoas podem enfrentar preparando guias fáceis de seguir ou perguntas frequentes. Se você tiver os recursos para fornecer suporte, melhor ainda. Verifique se é fácil a pessoa encontrar onde e como pedir ajuda.

5- Seja inclusivo 

Assim como os eventos presenciais, os eventos virtuais devem ser o mais inclusivo e acessível possível.

Certifique-se de ter uma linguagem clara, alto contraste de cores, fontes legíveis e grandes para que todos entendam com facilidade o que está sendo exposto. Forneça legendas e recursos visuais sempre que possível para áudios e vídeos. 

Verifique se o seu evento virtual apresenta uma gama diversificada de vozes, para não soar preconceituoso. Inclua mulheres, homens, negros, brancos, dentre outras vozes.

6- Incentive o engajamento 

É simples: se você criar oportunidades de engajamento, seu público ficará mais engajado. Por quê? É divertido ver os resultados do seu envolvimento.

Aqui está um exemplo simples: peça aos espectadores que enviem perguntas nos comentários ou por meio de uma ferramenta de bate-papo. Provavelmente, as pessoas que fizeram perguntas vão permanecer para ver suas perguntas serem respondidas. 

Praticamente todas as plataformas online possuem recursos interativos. Peça às pessoas que participem de pesquisas ou questionários. Incentive que eles twittem ao vivo com alguma hashtag. Aceite pedidos e sugestões. E no final do evento, peça feedback.

Já está pronto para organizar seu evento online? Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

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