como promover um evento

Saber como promover um evento e vender o maior número possível de ingressos é um objetivo e um fator estressante para os organizadores de evento. Se você já tem o alvará do seu evento e realizou todas as táticas de promoção de evento que você conhece e, mesmo assim, não obteve resultado é hora de ler o nosso artigo.

Aqui estão 25 ideias criativas de como promover um evento para ajudar a aumentar rapidamente suas vendas de ingressos e obter lotação completa do seu evento. Confira!

1- Aproveite os sites de busca de eventos 

Existem vários sites de divulgação de evento na internet. Você pode construir parcerias com esses sites para ganhar mais visibilidade. 

A maior parte dos frequentadores de eventos procura por informações de eventos que sejam de seu interesse nesses sites. Portanto, promova seu evento nesses sites e aplicativos para ter mais sucesso.

2- Ative o checkout nativo

Quando o evento estiver nos sites de descoberta de eventos, facilite a compra de ingressos pelas pessoas sem sair da página. A capacidade de comprar ingressos onde quer que os frequentadores de eventos estejam melhora a experiência do cliente

De fato, os eventos que vendem ingressos diretamente no Facebook geram duas vezes mais vendas e inscrições, em média, do que os eventos redirecionados para uma página de compra de ingressos.

3- Melhore seus esforços de marketing de conteúdo 

No que diz respeito ao seu conteúdo (blogposts, postagens de mídia social), é fácil escolher o caminho mais fácil: otimização de mecanismo de pesquisa. Mas encher sua página com palavras-chave sem utilizar de forma estratégica o SEO não resultará em resultados expressivos.

Ao invés disso, crie um conteúdo interessante que posicione sua marca de evento como autoridade, ou seja, um lugar que as pessoas recorrem para obter informações detalhadas. 

Quanto mais as pessoas confiam na sua marca, maior a probabilidade de compartilhar e comprar.

4- Crie um infográfico

Uma das maneiras mais eficazes de compartilhar seu conteúdo pela Web é desenvolver infográficos visualmente atrativos que combinem informações com entretenimento. 

Quanto mais pessoas compartilharem seu conteúdo, mais visitantes descobrirão seu evento. O que é uma ótima notícia, porque 10 a 20% das vendas de ingressos geralmente acontecem nas mídias sociais.

5- Crie um canal do YouTube

Falando em pesquisa, você sabia que o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo (depois do Google, que inclusive é o proprietário do YouTube)?

Através do YouTube Live, você pode aproveitar a moda atual das lives, transmitindo em tempo real para o seu público. Mas, o que filmar? Existem muitas ideias criativas de promoção de eventos para vídeo como apresentações para palestrantes e patrocinadores ou dicas práticas sobre como aproveitar ao máximo o evento.

6- Utilize o podcasting 

Outra ideia muito válida de promoção de eventos que as pessoas nem sempre utilizam é o podcasting. 

Milhões de brasileiros ouvem podcasts todos os dias. Inicie seu próprio podcast, com um tema relevante para o seu evento. 

Ou, se preferir, torne-se um patrocinador ou palestrante convidado de um podcast já conhecido que tenha um público-alvo semelhante ao do seu evento.

7- Capacite palestrantes e parceiros para suas promoções 

Seus palestrantes, patrocinadores e parceiros têm seu próprio público. Certifique-se de incentivá-los a criar anúncios para promover seu evento para seus próprios seguidores. Você certamente conseguirá obter pelo menos um inscrito a partir dessa divulgação.

Em troca, você pode divulgar seus parceiros, palestrantes e patrocinadores também nos seus canais. Dê a eles um link de registro rastreado para saber de onde vieram seus novos convidados.

8- Utilize o e-mail marketing como um aliado 

Se você está divulgando seu evento para sua lista completa de emails toda vez que organizar um evento, você certamente está perdendo convidados, além de estar sendo inconveniente. 

Ao invés disso, segmente suas listas de e-mail em categorias: pessoas que compraram ingressos no passado versus pessoas que não compraram ou segmente por informações demográficas e interesses diferentes do seu público-alvo. 

Em seguida, crie campanhas de email que conversem com esses grupos menores com mensagens específicas. Essa estratégia é chamada de segmentação por email e ficou mais fácil com o uso de plataformas de marketing como o MailChimp, que tem versão gratuita.

mailchimp

9- Amplifique sua publicidade online 

Para fazer a publicidade funcionar para você, não gaste mais dinheiro. Seja estratégico com ferramentas como ToneDen que ajudam você a se concentrar no público certo. Usando algoritmos e testes A / B, essas ferramentas aprimoram e refinam constantemente suas mídias sociais e anúncios do Google, para causar o maior impacto possível no orçamento do seu anúncio.

10- Faça o remarketing dos anúncios 

Você pode não conhecer o termo, mas definitivamente conhece a tecnologia. Você procura algo online e, dias depois, vê anúncios do que acessou em um site e aplicativo completamente diferente. Isso é chamado de remarketing.

As pessoas que não estavam prontas para comprar o ingresso pela primeira vez costumam agradecer o lembrete para se inscrever e isso aumenta a quantidade de aquisição de ingressos posteriormente.

remarketing

11- Invista em fotografia profissional 

As pessoas na internet dão muito valor ao apelo visual. Por isso, invista em imagens e vídeos de qualidade que mostram seus eventos. Fotos iluminadas com capturas realistas costumam fazer sucesso. A fotografia também é crucial para tornar as outras técnicas desta lista – da publicidade ao email – mais eficazes.

12- Patrocine um ponto de acesso Wi-Fi

Não importa onde a maioria das pessoas esteja hoje em dia, elas estão procurando pontos de acesso. Portanto, patrocinar um hotspot wi-fi na área do seu próximo evento é uma maneira de fazer com que as pessoas o encontrem.

Considere centros de conferência, lojas ou praças de alimentação nas proximidades, onde as pessoas geralmente se reúnem. É uma maneira simples e sutil de capturar e-mails e dados demográficos enquanto promove seu evento e sua marca.

13- Faça parceria com influenciadores digitais 

Seus fãs são seus maiores advogados, de fato. E dentre eles, você pode encontrar um ou dois que são mais influentes. Encontre essas pessoas e motive-as a ajudá-lo a divulgar seu evento. 

14- Contrate um embaixador da marca 

O escalão mais alto do “marketing de influenciadores” é o embaixador da marca. 

Procure pessoas com grande influência online – celebridades, especialistas no assunto, blogueiros populares, estrelas do YouTube. 

Recrute-os (geralmente com compensação financeira) para criar postagens estratégicas e oportunas sobre o seu evento e aumente a divulgação da sua marca. 

15- Transforme os participantes em embaixadores do evento

Você pode usar seu dinheiro para contratar um embaixador da marca ou aproveitar os convidados do evento para serem embaixadores. Dê um passo adiante e ofereça algumas vantagens como peças promocionais, por exemplo. 

Se eles tiverem uma rede significativamente grande, ofereça um link de desconto para eles distribuírem a seus seguidores no Instagram e pague-os com uma porcentagem de cada ingresso vendido. 

16- Publique tópicos informativos 

Se estiver procurando formas de como promover um evento, pare de realizar postagens apenas com foco promocional nas suas redes sociais. Ao invés disso, envolva potenciais compradores de ingressos em tópicos que estimulem a conversação. Um bom equilíbrio é a regra 4: 1: 1: para cada postagem promocional que você faz, retuita ou compartilha, publique 4 conteúdos escritos por outras pessoas ou marcas para promover um debate.

17- Faça stories e lives

Com o recurso dos Stories do Snapchat e do Instagram e o recurso de live do Facebook e YouTube, contar histórias se tornou uma tendência. À medida que você se prepara para o seu evento, e durante todo o evento, envolva seu público social com divulgações momentâneas. Esta é uma maneira assertiva de fazer as pessoas se sentirem conectadas ao seu evento e mais tendenciosas a participar.

18- Ofertas por tempo limitado

Não existe nada melhor do que uma oferta limitada (que está prestes a expirar) para levar as pessoas a inserirem as informações do cartão de crédito para compra do seu evento. Certifique-se de que a mensagem engaje e também deixe claro que, após um determinado horário e data, a oferta irá expirar. Esse gatilho é muito útil, pois cria um senso de urgência que ajudará a impulsionar as vendas.

19- Incentive o amplo compartilhamento do seu evento 

Torne fácil para os participantes compartilharem fotos e vídeos do seu evento com os amigos, que poderão se tornar participantes em uma próxima oportunidade.

Dicas: coloque cabines de fotos para postar fotos automaticamente no Instagram ou instale um mural do Twitter exibido em uma mega tela para incentivar os participantes a tuitarem usando sua hashtag de evento personalizada.

20- Procure públicos parecidos 

Você tem uma lista sólida de pessoas que compraram ingressos para seus eventos no passado e você certamente quer encontrar mais pessoas assim.

O Facebook, Twitter e Pinterest têm ferramentas para ajudá-lo a encontrar públicos semelhantes – pessoas que correspondem ao seu perfil de comprador em termos demográficos, geográficos, interesses e comportamento online. 

Usando seus algoritmos e ferramentas automatizadas, crie anúncios segmentados para essas pessoas.

21 – Crie uma comunidade de eventos 

Usar ferramentas sociais para mostrar seus eventos passados ​​e promover os próximos certamente fará as pessoas falarem sobre isso. Aproveite o bate-papo, monitorando e interagindo com quem usa sua hashtag para incentivar uma comunidade maior de eventos. Crie um espaço onde as pessoas possam se reunir, interagir em rede e desenvolver relacionamentos que possam se estender além dos eventos individuais que você organiza.

22- Participe de eventos similares 

Você está organizando uma feira de tecnologia totalmente nova e espera atrair parte da multidão que geralmente está na Salesforce. Por que não comprar um estande na Salesforce? 

Encontre eventos com os mesmos dados demográficos – mas que não são necessariamente concorrentes diretos – e junte-se a eles para promover seu próximo evento.

23- Associe-se a outro evento 

Quando você faz parceria com outros organizadores de eventos, amplia sua plataforma e visibilidade. Ao unir forças com outra marca de evento que sabe como manobrar a cena do evento e tem uma rede estabelecida, você se prepara para aumentar a venda de ingressos apenas por associação. 

24- Integre seu CRM 

É muito mais fácil gerenciar sua comunidade de eventos quando os dados dos inscritos em eventos vão diretamente para o seu CRM. Isso tornará mais fácil segmentar e ter uma lista organizada de pessoas para as quais você pode promover seu evento agora e futuramente.

25- Conecte uma ferramenta de análise da web 

Quanto mais você souber como os convidados o encontraram, mais informado você estará na tomada de decisões para promover nos espaços certos digitais. Utilize relatórios de análises úteis para obter esses dados valiosos, como a forma como as pessoas estão acessando seu site e o que as motiva a ficar ou comprar.

Acha que essas dicas de como promover um evento serão úteis para você na próxima divulgação? Quais pensa em implementar? Compartilhe com seus amigos!

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Fonte: https://www.eventbrite.com/blog/creative-event-promotion-ideas-ds00/

 

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