Eventos empresariais

Eventos empresariais são eventos promovidos para desenvolver alguma interação com clientes ou facilitar uma vivência entre colaboradores, ou quem sabe realizar um treinamento, reunião ou palestra.

Trata-se de um encontro para estreitar relacionamentos e promover networking dentro da empresa. Pode ser um evento interno, externo voltado para clientes, parceiros, fornecedores ou prospects.

Abaixo você confere uma lista dos 13 eventos empresariais mais comuns organizados por empresas, instituições e associações. Com isso, você será capaz de escolher pelo evento mais adequado ao seu objetivo. Boa sorte!

Tipos de eventos empresariais

Se você está pensando em desenvolver um evento corporativo, mas não sabe ao certo qual seria o ideal para o propósito da sua empresa, confira o resumo dos tipos de evento abaixo:

  1. Congressos

Trata-se de eventos empresariais grandes que geralmente duram vários dias ou até mesmo uma semana inteira. 

Nos congressos costumam acontecer uma série de vivências, como palestras, debates, mesas redondas, simpósios e outras interações.

Pode receber convidados nacionais e internacionais do setor, promovendo uma troca muito rica entre os participantes. 

Geralmente os congressos são focados em um segmento ou setor e são discutidas tendências, englobando vários tópicos dentro desse universo. 

  1. Convenções

Muita gente confunde congresso com convenção, o que é natural, uma vez que são eventos corporativos bastante semelhantes.

A única diferença é que as convenções envolvem uma presença mais forte do público. Nessa vivência, promove-se mais interação nos encontros. 

É muito usada por equipe de vendas, entidades políticas e empresariais. 

No caso da reunião de vendas, costuma envolver os vendedores, mas também distribuidores e representantes. Tem como objetivo a divulgação de um produto ou serviço para facilitar o trabalho dos envolvidos. 

Podem ser organizados eventos empresariais mais descontraídos também, como aqueles de final de ano ou datas comemorativas para celebrar uma ocasião ou ainda uma meta alcançada com premiações de colaboradores. 

  1. Seminários

Os seminários também podem acontecer por vários dias, mas é mais focado em atividades aplicadas por profissionais mais especializados.

O objetivo dessa interação é informar os colaboradores sobre novos temas ou desenvolver novas habilidades. Podem acontecer online com transmissão ao vivo, se tiver recursos tecnológicos para isso.

É muito comum também que ocorra debates e exposições após a explanação do seminário pelo especialista. Entretanto, esse perfil de evento é mais expositivo, em que o especialista traz informações que promovem reflexão do grupo.

  1. Workshops

Também é conhecido como oficina e busca promover uma espécie de treinamento, em que o público tem participação mais ativa.

O formato é o seguinte: geralmente uma pessoa traz um conteúdo inicial, depois há uma discussão, uma prática ou dinâmica e em seguida a conclusão com as observações de cada um.

Nesse formato de evento, o participante tem papel fundamental e o seu ponto de vista é valorizado. 

O conhecimento passado é absorvido, assimilado e colocado em prática em conjunto com os outros participantes. 

É mais usado para grupos pequenos e vivências que duram geralmente 4 horas ou no máximo um dia. São programados intervalos e costuma ser bem dinâmico quando comparado a outros eventos empresariais.

Um bom workshop deve ser leve, prático e dinâmico sem abordar assuntos muito complexos e sem ser cansativo para o público.

  1. Simpósios

Trata-se de eventos empresariais que trazem especialistas nos temas abordados para fazer uma reflexão e aprofundamento sobre o assunto.

Ao final do simpósio, os convidados podem realizar perguntas e tirar dúvidas com os especialistas. Geralmente há um moderador que intermedia e organiza essa troca.

Costuma ser realizado em universidades com o objetivo de transmitir conhecimento aos alunos e demais interessados acerca de um tema. Em média tem duração de algumas horas.

  1. Mesa redonda

Esse formato já é bastante conhecido e difundido. Costumamos acompanhar programas televisivos que utilizam muito esse formato para discutir uma partida de futebol, por exemplo. 

Assim como o nome já antecipa, trata-se de uma mesa redonda em que os especialistas convidados debatem um assunto. 

A presença do moderador nesse formato é imprescindível, pois organiza a vez de cada um falar com um tempo limitado, estimula a participação de todos e articula os temas de forma equilibrada.

Ao final pode haver um debate direto entre os participantes. Esse tipo de formato exige que os convidados tenham desenvoltura e conhecimento sobre o assunto para expor suas ideias. 

  1. Feiras

As feiras são eventos empresariais grandes e reúnem diversas empresas para discorrer sobre um novo projeto ou divulgar serviços e produtos da categoria.

Geralmente é proibida a venda de produtos e serviços, sendo um evento focado apenas na troca de informações e indicado para fazer contatos. 

Dentro das feiras podem existir congressos, palestras e outros eventos menores, bem como stands informativos. Esse evento exige uma divulgação massiva que deve ser feita com antecedência para atrair um grande público. 

  1. Cursos

Também chamados de treinamentos, esses eventos empresariais são focados em reciclar os colaboradores trazendo adequações e conhecimentos para serem aplicados no dia a dia de trabalho.

O objetivo é desenvolver novas habilidades, capacidades e melhorar a eficiência na execução de tarefas, sejam operacionais ou administrativas.

Geralmente é dividido em etapas e pode durar vários dias, dependendo da quantidade de conteúdo a ser transmitido e da complexidade.

Os cursos costumam ser mais teóricos e gerais, enquanto que os treinamentos englobam temas mais práticos e específicos. 

  1. Palestras

Quando se fala em organização de eventos empresariais, uma das mais frequentes são as palestras. São eventos de curta duração que buscam trazer mais conhecimento sobre um tema.

Um especialista é convidado para desenvolver a palestra, que pode ter caráter comportamental, instrutivo ou ainda motivacional.

Tem o propósito de despertar o interesse sobre um assunto, mas não aprofunda, tendo um viés mais generalista. 

Geralmente integra eventos maiores como feiras, congressos e simpósios.

  1. Conferências

Dentro do mundo de eventos empresariais, as conferências são reuniões que envolvem especialistas discorrendo sobre assuntos que são conduzidos por um presidente de mesa.

Costuma receber perguntas por escrito da plateia que são levadas aos especialistas. 

É dividida entre os expositores que ficam em um palco e a plateia que assiste sentada geralmente em um auditório.

Traz informações práticas e gerenciais mais direcionadas aos executivos. 

  1. Briefing

O briefing é um evento que oferece uma exposição oral de um convidado que possui um conhecimento específico sobre um assunto.

Pode ter caráter introdutório, com um assunto mais geral ou ser mais avançado, com uma temática específica. O primeiro costuma servir de base para futuros eventos, já o segundo traz um público mais preparado.

  1. Fórum

Diferente de outros eventos empresariais já apresentados, o fórum é um encontro um pouco mais informal, uma vez que permite o livre debate de ideias.

São eventos muito comuns em empresas que buscam encontrar soluções e ideias inovadoras com a participação do público. Geralmente tem foco social, ambiental ou político e envolve um grande número de pessoas. É ideal para obter parcerias.

  1. Brainstorming

Esse tipo de evento corporativo se tornou bastante popular em algumas empresas vistas como inovadoras. Isso porque possibilita uma troca muito rica para alavancar um negócio.

O termo “brainstorm” significa tempestade e faz referência a uma chuva de ideias e resoluções que surgem a partir dessa interação. 

Tem como finalidade resolver problemas e propor melhorias, alcançar melhores resultados dentro de uma organização. 

Todos os participantes têm total liberdade de expor ideias, opiniões e insights de maneira criativa acerca de um tema.

Outros conteúdos que podem te interessar:

Tem mais alguma dúvida sobre eventos empresariais? Deixe uma pergunta abaixo ou entre em contato!

 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *