Conseguir patrocinadores é indispensável para a maioria dos eventos, sendo um item que não costuma faltar na projeção de custos. Por quê? Porque patrocinadores podem contribuir com seu evento, seja de forma financeira ou suprindo outra necessidade, como por meio de produtos ou serviços.

Com certeza, atraí-los facilitará a realização do seu evento. Mas como fazer isso? Veja a seguir 10 dicas de como conseguir patrocinadores.

  1. Faça a lista dos patrocinadores potenciais

Fazer essa lista parece simples, mas demanda atenção. Afinal, não seria prudente associar ao seu evento nenhum tipo de empresa, marca, figura pública ou organização que não tem credibilidade nem boa reputação. Então, seja seletivo, mas evite fazer uma lista pequena demais, já que quanto maior ela for, maiores serão as chances de encontrar interessados em patrocinar seu evento.

  1. Conecte o público-alvo do evento com o do patrocinador

Considerando que o público esperado para o evento pode diferir do de um ou mais patrocinadores, torna-se vital coletar dados sobre os públicos-alvo, a fim de identificar pontos em comum entre eles. Isso ajudará a promover o patrocinador durante o evento de um modo que gere engajamento com os participantes. Sem essa informação, o patrocinador potencial não verá vantagem alguma em investir no seu evento. Por isso, prepare-se bem!

Pense que patrocinadores darão grande importância a quem poderá interagir com sua marca. Então, as informações sobre o público-alvo do evento, e a relação deste público com o do patrocinador, devem ser precisas e detalhadas.

  1. Estude oportunidades para seus patrocinadores

Analise o potencial de atrair novos clientes ou parceiros para um patrocinador por meio da relação do seu evento com a marca ou empresa patrocinadora. Ações de propagação de conteúdo online, pelas quais os participantes poderão saber mais sobre o evento e o patrocinador em sites e mídias sociais, podem atrair interessados no patrocinador, sobretudo se o evento for um sucesso.

Além disso, levante uma relação de possíveis clientes e parceiros ligados ao evento que são de interesse ao patrocinador. Isso também significa oportunidades adicionais e fortalecerá seu poder de convencimento diante dele.

  1. Planeje a visibilidade do patrocinador

Um “Plano de Divulgação/Publicidade” não pode faltar. Analise sempre os canais, meios e veículos mais eficientes para comunicar a participação de um patrocinador ao público certo. Isso será determinante para convencê-lo a apoiar seu evento ou não.

  1. Tenha uma projeção de custos precisa

Seus patrocinadores precisam contribuir financeiramente com quanto? Essa informação não pode faltar. Por isso, levante a receita e os gastos previstos para a produção do seu evento.

  1. Prepare a Proposta de Patrocínio

Formalize em detalhes como o evento ocorrerá e a forma pela qual se pretende gerar o retorno esperado. Inclua também o tema do evento, as características do público-alvo e a projeção de custos para a sua realização.

Para a sua proposta, prepare mais de uma opção de plano de patrocínio, informando o valor a ser investido e as vantagens de cada plano. Seguem alguns exemplos de vantagens a serem oferecidas:

  • Marca no branding do próprio evento (p.ex.: Evento “X” por / by Patrocinador);
  • Apresentação de 5 min. na abertura do evento;
  • Logotipo no vídeo do evento;
  • Logotipo no material impresso ou eletrônico;
  • Posts nas redes sociais;
  • Stand;
  • Atividade ou ação para participantes (com curadoria da organização);
  • Oferecer brindes aos participantes.
  1. Crie uma boa apresentação

Atrair patrocinadores depende de uma boa apresentação, pois é através dela que a sua credibilidade como produtor será avaliada, assim como as vantagens de investir no seu evento. Ela deve ser profissional, com um bom design e conteúdo relevante e objetivo.  

Nessa apresentação, é vital incluir os objetivos e tema do evento, o detalhamento do público-alvo, um calendário bem diagramado, o Plano de Divulgação/Publicidade e a Proposta de Patrocínio. E se você organizou outros eventos relevantes, inclua isso na sua apresentação para fortalecer a credibilidade. No caso de edições anteriores do mesmo evento, aproveite para divulgar números positivos como:

  • Tamanho do público;
  • Feedbacks interessantes;
  • Mídia espontânea gerada;
  • Menções importantes na mídia;
  • Engajamento online de participantes e parceiros;
  • Reportagens publicadas.
  1. A abordagem

Considerando que você pegou a lista de potenciais patrocinadores e pesquisou a fundo cada um deles, a fim de saber como conectar o público-alvo do evento com o de cada patrocinador, estudando oportunidades para eles e fazendo o Plano de Divulgação/Publicidade, você está munido de informações e argumentos.

Então, faça uma abordagem inicial por e-mail ou telefone para marcar uma reunião, mas evite ir a fundo ao assunto. Deixe para se aprofundar em sua apresentação. Mas quem contatar?

Contate diretamente a pessoa responsável na empresa sobre o patrocínio. Geralmente, é a pessoa responsável pelo Marketing, Eventos ou Parcerias.

  1. Seja transparente e organizado

Desde o início, seja realista e deixe claro tudo o que você tem condições de oferecer. E evite frustrar as expectativas de seus patrocinadores com informações duvidosas, desorganização e mau planejamento. Faça a lição de casa e fortaleça sua credibilidade!

(!) Lembre-se: patrocínio não é favor nem significa “arrancar dinheiro” de uma empresa. Trata-se de uma relação de parceria com benefícios mútuos.

  1. Após o evento, compartilhe informações

A sua relação com um ou mais patrocinadores precisa continuar sendo fortalecida, já que você pode precisar de patrocínio em próximos eventos. Contar com patrocinadores fidelizados facilitará seu trabalho no futuro.

Pensando nisso, compartilhe os resultados do evento apresentando dados como, por exemplo, o número de participantes, mídias que divulgaram e custos finais. E se possível, forneça como cortesia uma relação de contatos coletados que são relevantes para o patrocinador, a fim de que ele possa utilizar em futuras ações de marketing. Como ideia adicional, pode-se aproveitar o evento para realizar pesquisas com os participantes, o que pode significar um diferencial e tanto para o patrocinador.

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Está pronto para conseguir patrocinadores? Esperamos que as dicas acima tenham ajudado.

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FONTES:

 

 

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